segunda-feira, 12 de outubro de 2015

7 boas razoes para cultivar uma horta urbana organica


  • Cultivo ecológico. Agir com sustentabilidade e deixar fluir a vida conforme foi criada pela natureza. A ação do homem precisa estar em consonância com os sistemas ambientais, interferindo somente aonde não houver prejuízo destes sistemas integrados que a natureza sabiamente desenvolve. Se o equilíbrio ecológico for alterado fica difícil recriar a vida! Na Horta Urbana Orgânica não usamos adubos químicos sintéticos ou pesticidas, além de realizar manejos consonantes com a natureza. O cultivo ecológico de uma horta urbana supõe a não contaminação do ar, da agua e do solo. Todas as práticas que vamos propor visam manter e incrementar a vida do solo, a vida microbiana que mantem a fertilidade, a aeração e a umidade necessárias ao bom desenvolvimento das raízes e consequente nutrição das hortaliças.  Restabelece-se as condições para que a vida se instale, havendo um microclima agradável que atrai pequenos polinizadores, pássaros, recriando a vida e embelezando os espaços! 


  • Melhoria da gestão da Energia em nossas vidas. No cultivo da horta  urbana orgânica aproveitamos ao máximo os recursos naturais: resíduos orgânicos que sobram de nossas cozinhas, reuso de agua de chuva, de subprodutos animais como estercos, de subprodutos da natureza como folhas secas, aparas de grama, serragem e muitos outros para confeccionar o adubo, criando um ciclo perfeito de reaproveitamento; o que veio da terra, para ela retorna. 


  • Lazer econômico e criativo. Cultivar uma horta orgânica trata-se de atividade relaxante, ao ar livre, de baixo custo, sempre disponível e prazerosa. É criativo escolher ao longo das estações do ano o que vamos cultivar, exercitando nossa preferências. A horta agrega as pessoas e pode ser veículo de integração de crianças, pessoas mais idosas, com pequenas limitações físicas, que reencontram sentido e prazer na vida.


  • Alimento puro. A horta orgânica proporciona colheita de alimentos isentos de produtos químicos, fertilizantes ou pesticidas, antibióticos, hormônios e transgênicos.

  • Alimento fresco. O alimento e colhido no seu melhor momento de maturação, tem real validade, cheio de frescor e energia vital. A horta caseira atende perfeitamente a elaboração dos sucos verdes que precisam de folhas variadas e de pequenas quantidade diárias de legumes.

  • Conexão com ritmos cósmicos.  Cultivar uma horta nos reconecta com os ritmos naturais, ou seja, ritmos básicos que regem a vida de todos os seres vivos. A perda ou negligência desta conexão nos leva a perda da qualidade de vida física e mental e impossibilita a recuperação da saúde. O plantio da horta caseira orgânica amplia o conhecimento e observação das minúcias climáticas e da conexão com os ritmos dos planetas e constelações no uso de Calendários Astronômicos consagrados.


  • Respeito a sazonalidade das colheitas. A vida moderna e imediatista. Desejamos encontrar a venda todos os alimentos, em todas as estações do ano. O respeito a sazonalidade das colheitas que oferecia ao corpo o alimento próprio de cada estação, transmitidas ao longo das gerações, hoje e sabedoria do passado. O  cultivo de horta orgânica segue os princípios naturais, plantando e colhendo alimentos próprios de cada estação, resgatando esta sabedoria. O alimento colhido será indubitavelmente mais nutritivo, suculento e saboroso.




















Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog!!! Muito bem vindo,útil e necessário!Com certeza vai ajudar a divulgar os cursos, despertar a nossa Natureza lá de dentro e religá-la com a Natureza cá de fora...aí é Beleza pura! Sucesso! Christina.

    ResponderExcluir