terça-feira, 19 de abril de 2016

A Horta organica passo a passo 3-Material para o preparo do solo- O solo


A horta orgânica ,passo a passo: 
3-Material para preparo do solo.

   o solo

A terra que vai preencher seus vasos sera chamada de solo.
O solo sera a base de todo o plantio.Dele depende o desabrochar saudável e produtivo de nossas hortaliças. Dedique-se a ele !

O solo não representa apenas o local aonde as plantas se fixam e sim o campo fértil, rico em nutrientes e água necessários ao desenvolvimento e crescimento dos vegetais.
O solo apresenta em sua constituição 3 aspectos  a serem observados:
O aspecto físico, tem relação direta com a parte física, como a retenção de água e a circulação de ar para penetração e atuação das raízes.
O aspecto químico, refere-se a capacidade de reter nutrientes e possibilitar trocas e reações químicas dos componentes minerais.
O aspecto biológico refere-se a comunidade de pequenos animais que vive ali.

A esta comunidade damos o nome de Biota, e dela depende a manutenção da vida do solo.Trata-se de uma infinidade de animaizinhos visíveis (tatuzinhos, lacraias, besourinhos, minhocas e outros tantos)outros microscópicos (bactérias, fungos, actinomicetos etc)responsáveis pela manutenção da vida do solo, que como representantes de uma cadeia alimentar infinita, vão transformando os elementos físicos do solo e disponibilizando os nutrientes para as plantas.

Recomendações:
Agora que conhecemos a importância do solo e necessário observar que em hortas urbanas, plantando em vasos ou jardineiras, o solo costuma compactar muito rapidamente,alem de empobrecer em nutrientes também com mais rapidez.
Portanto use Subtrato para mudas de hortaliças para encher seus recipientes. Este substrato e uma terrinha bem escura e soltinha, bastante leve e aerado e não compacta com facilidade propiciando um solo sempre fofo. Só  tem a desvantagem de ser pobre em nutrientes. Então vamos agregar boa quantidade de adubos orgânicos a ele:estercos de gado ou de aves, cinzas de madeira,farinha de ossos,composto orgânico, húmus de minhoca,torta de mamona. 

Conclusão:O solo perfeito se assemelha ao solo da Mata. Quem de nos não fez a maravilhosa experiencia de colher com as mãos um punhado de  solo da mata e sentir o aroma da terra fértil, constatar a infinidade de animaizinhos circulando e  ativando a vida, admirar o tom escuro da terra, avaliar sua plasticidade! Eis ai o solo perfeito que procuraremos sempre imitar ao fornecer aos vasos e jardineiras adubação orgânica e água em medidas especificas.
Só então, apos oferecer estas condições ao solo, poderemos cobrar resultados de bom desenvolvimento e produção de nossas hortaliças!




mudas de rabanete recém germinadas






















Nenhum comentário:

Postar um comentário