segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

A horta orgânica, passo a passo: 2- Materiais para o preparo do solo - O recipiente

Na volta das ferias projetos novos abrem as portas do Ano Novo.
Vamos retomar a Horta passo a passo.
A horta orgânica ,passo a passo: 
2-Materiais para o preparo do solo 

   o recipiente

O material para instalação de uma horta urbana costuma ser simples , econômico e pode ser encontrado nas boas lojas do ramo de jardinagem.
Você vai precisar definir o tipo de recipiente que deseja usar.
Para cultivos em canteiros dedicaremos instruções especiais em um capitulo a parte, brevemente.

Não existe um recipiente ideal, cada um oferece determinadas vantagens segundo suas peculiaridades.
Prefiro os de material mais natural como os cochinhos de madeira, os vasos de argila ou cerâmica não esmaltada, que trocam umidade e calor com o meio ambiente.Estes materiais são  porosos e respiram.No inverno retem o calor do meio dia, protegendo as raízes do frio demasiado e no verão são frescos e retem umidade para redução do calor, e ainda embelezam os ambientes.Em contra partida são mais pesados dificultando o manejo na hora da limpeza do local.
Vasos de plástico tem preço mais acessível, são leves e facilitam a mobilidade, mas costumam esquentar rapidamente ao sol e não realizam trocas de umidade e temperatura com o ambiente.
Você pode usar também material reciclável como Pets e outros, desde que não tenham sido usados com materiais contaminantes ou tóxicos. Prefira os que são usados na industria alimentícia e muitas vezes são doados.O planeta agradece seu esforço em reciclar!

   o tamanho do recipiente
O tamanho do vaso escolhido deve ser proporcional ao tamanho da hortaliça que vai viver ali, no sentido de que as raízes dela possam se desenvolver com espaço e conforto. Portanto escolha vasos de diferentes tamanhos e vá aplicando as suas plantinhas conforme a variedade do tamanho desta ou daquela raiz.
Ha hortaliças com  raízes de cabeleira, bem densas e volumosas e precisam bastante espaço lateral, sem requererem tanta profundidade, caso das alfaces, acelgas,cebolinhas,chicórias.
Hortaliças como a salsinha e raízes como cenoura, beterraba,nabo, tem raiz pivotante e precisam vasos profundos.Em se tratando de frutos como o tomate , o jiló , o pimentão e  as pimentas, a beringela e outros como couves , brócolis , couves-flores ofereça um vaso amplo e profundo.
Quando adquirir seu vaso observe se ele veio com uma furação embaixo bem farta e bem distribuída,caso contrario sera difícil obter uma boa drenagem para o excesso de regas ou de chuvas.
Você deve preencher o fundo do vaso com uma fina camada de argila expandida ou pedrinhas ou caquinhos de telha,antes de colocar a terra, para impedir que ela venha a entupir a furação que você programou.


Postei algumas fotos para você conferir a relação:

Recipiente X Especie de hortaliça


jovens rabanetes

rabanetes produzindo

caixa com salsão e espinafres

vaso grande- chicória e rúcula jovem

o menor vaso possível para uma chicória

vaso pequeno - tomilho

galão 20lts de água reciclado-tomateiro

vagem no isopor e quiabo no galão reciclado

compondo a parede,vasos de cerâmica

























Nenhum comentário:

Postar um comentário