terça-feira, 19 de janeiro de 2016

A proposito de sazonalidade de alimentos.


  

A propósito de sazonalidade dos alimentos:

Viva o Mentrasto!




Esta semana, surpreendi na horta a presença da erva Mentrasto.Que alegria! Ele chega sempre avisando que ainda estamos longe do inverno,  mas que o Outono se aproxima! E certo que estamos em pleno verão, mas quando o aroma de mentrasto chegou aos meus sentidos, uma pequena luz se acendeu em minha mente "e hora de começar a escolher as sementes do Outono”. Jardineiros são como modistas, estão sempre pensando na próxima estação.

O Mentrasto e da família das Compositae, de folha recortadinha e verde muito claro coberta de pelinhos macios e aromáticos ao menor toque. Delicadas flores roxinhas enfeitam o ápice dos ramos moles. Sua aparência lembra a hortelã, mas são de famílias diferentes.
Aprendemos do Livro Plantas que ajudam o homem, de autoria de Dr. Jose Maria Campos e Dr. Jose Caribe, que ele e encontrado largamente em todas as regiões agrícolas do Brasil e que também e planta cosmopolita ocorrendo em quase todos países tropicais. Gosta de terrenos úmidos, férteis sendo conhecido também como erva de São João ou erva de São Jose. Muito medicinal e considerada tônica, aromática, antiespasmódica nas cólicas intestinais e uterinas e afecções urinarias. Antidisentérica, aperiente e diurética, ou seja um santo remédio, além de ter um sabor peculiarmente agradável nos chás. Experimente, você vai gostar.

Encontrar o mentrasto na horta lembrou-me da importância da observação da horta pelo horticultor, afinal o domínio da Agricultura Orgânica está intimamente ligado a sazonalidade. 
A agricultura orgânica será uma agricultura onde o processo, a atitude, o manejo,  são preponderantes. Propõe diálogo proveitoso para os 2 lados: homem e natureza. Então como esquecer o correr das estacoes do ano, dos ritmos cósmicos que desfilam diante de nós, envolvendo a tudo e a todos?
Imersos nas condições climáticas, mesmo desatentos e acelerados em nossa vida comum, apenas vez por outra temos um olhar sobre este assunto. 
Já o agricultor ou o jardineiro orgânico deve fomentar este relacionamento com a sazonalidade dos alimentos, para respeitar as leis naturais que norteiam o que deve ser produzido e consumido em determinada estação.
Semear a semente correta e pertinente a cada estação gera um ciclo virtuoso para as plantas que captam da atmosfera e do clima, recursos objetivos e afinados com seu desenvolvimento, gerando saúde, vigor e resistência a doenças e pragas e produzindo um alimento saboroso e rico em nutrientes.

Evita-se o desperdício de energia do vegetal para adaptar-se a condições adversas. Ganha a natureza e poupa esforços o jardineiro. Que bela dupla!

Mentrasto













Nenhum comentário:

Postar um comentário